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Como a inteligência artificial ajuda na análise dos sentimentos dos clientes

Categoria: Atendimento ao Cliente,Customer Experience

08/07/2019

Por: digivox

Fidelizar e conquistar clientes é o propósito diário de qualquer empresa. Seja um produto ou um serviço, o negócio gira em torno de satisfazer as necessidades dos seus clientes e prospectar novos no mercado. No entanto, muitas vezes esse “sistema” é rompido de forma inesperada. O até então “parceiro” quebra o contrato com você sem um motivo muito claro ou aquele prospecto, que você tanto queria, fecha com um concorrente. 

A falta de informação em saber os reais motivos que causaram essa perda do cliente ou de um novo cliente pode até ocasionar baixa na produtividade ou demissões impensadas. Mas o que muitos não sabem é que existe uma tecnologia que pode evitar toda essa série de problemas, informando se seu cliente está feliz ou não com sua marca e também qual é a imagem que a sua empresa está passando para os possíveis clientes.

 

O que é? 

Estamos falando de Inteligência Artificial (IA) aplicada na análise dos sentimentos. É basicamente uma aplicação que analisa o que é dito ou falado sobre sua empresa no mundo digital. Falando assim é difícil entender a relação dessa IA com o que afirmamos ainda a pouco, mas vamos ao sentido prático. 

Essa tecnologia vai fazer aquilo que você não tem tempo: ler ou ouvir todas as mensagens que seu cliente envia para você, e a partir disso, verificar se ele está satisfeito ou não com a sua entrega no serviço ou produto. Ela também pode fazer o monitoramento da imagem da sua marca nas plataformas digitais, mostrando quais são os termos que os usuários utilizam para descrever a sua empresa, a frequência dessas palavras e o volume de postagens.

Esses são dados preciosos para quem deseja estar sempre a frente do mercado. Com isso, é possível entender o que os atuais clientes e seus prospectos querem e se você está errando ou acertando nas escolhas. Ou melhor, é possível realizar uma ação pré-programada para buscar reverter aquele problema. E esses são só alguns dos benefícios da Inteligência Artificial na análise dos sentimentos. 

 

Quais as vantagens? 

As principais vantagens são em relação ao que mais “dói” no mundo empresarial: o bolso! A Inteligência Artificial na análise dos sentimentos vai conseguir fazer você manter contratos por mais tempo e conquistar uma nova cartela de clientes. Para isso basta você saber usar a tecnologia a seu favor.  

Os dados e a análise de como vai a sua presença digital vão estar ali, disponíveis para você. É preciso extrair o potencial daquilo e aplicá-lo dentro da sua empresa para aproveitar o potencial do seu negócio e aumentar com isso, a sua capacidade, qualidade e faturamento. Os dados da Inteligência Artificial na análise dos sentimentos são preciosos para quem souber usá-los. 

 

Quem já usa? 

Grandes empresas do mercado nacional e internacional já usam a Inteligência Artificial na análise dos sentimentos para monitorar o posicionamento da sua marca. Afinal, para empresas de impacto global é humanamente impossível analisar com eficiência cada contato dos clientes e verificar os comentários sobre a marca de forma precisa. E através da IA elas conseguem não só verificar, como mapear cada passo do cliente em relação a sua marca.

Para empresas de menor porte, a Inteligência Artificial na análise dos sentimentos é tão importante quanto. Isso porque em vez de designar funcionários para isso, você conta com uma ferramenta, que fornece os dados de forma mais precisa e em menor tempo. 

Um exemplo bem sucedido da implementação desse recurso é o Citrus, empresa do Grupo Digivox que oferece soluções que melhoram a experiência do consumidor com as marcas. Através do Citrus, por exemplo, é possível entender toda a jornada do cliente, acompanhar os sentimentos dele junto a marca e buscar soluções quando há necessidade. Confira o vídeo abaixo e entenda mais.

 

Ainda há muito espaço para se aproveitar todo o potencial da inteligência artificial dentro dos negócios e esse mostra ser um caminho sem volta. Se o mundo mudou e as pessoas valorizam cada vez mais o relacionamento e interação com as marcas, as empresas que têm mais eficiência nessa relação, sem dúvida, estão um passo à frente.

 

 

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