Solicite orçamento

Como o uso de APIs pode acelerar o seu negócio?

Categoria: Digivox

01/07/2019

Por: digivox

APIs. Se você nunca ouviu nelas, é bom ficar atento, afinal, elas estão revolucionando a forma de como todos os sistemas, principalmente, digitais e de comunicação interagem e funcionam. Se você já sabe e entende o que significa, é importante ficar de olho como utilizar as APIs para avançar ainda mais o seu negócio.

Entendendo do começo, a sigla API significa “Application Programming Interface” (em bom português, “Interface de Programação de Aplicativo”). Trata-se de um conjunto de padrões e códigos de programação – e suas respectivas instruções – que permitem que outras aplicações se integrem entre si. Assim, uma empresa de software pode disponibilizar sua API para que outras empresas integrem essa solução aos seus serviços.

Exemplo rápido: sabe quando você entra em um site e aparece aquele chat para responder uma pergunta ou iniciar uma conversa? Então, a maioria desses chats são integrações em API. Ou quando você visualiza também em um site um vídeo indexado no Youtube ou o Google Maps para a localização de uma empresa. Mais uma vez são as APIs.

E por que usar APIs?

O uso de APIs gera velocidade, precisão, economia e faz com que você se preocupe com o que realmente importa. Imagine uma empresa que deseja melhorar a comunicação dos seus atendentes com os cliente – visto que não armazena as informações de forma completa durante o atendimento – ter que desenvolver um software próprio para as atividades e fluxos de informação. Lá vai a contratação de desenvolvedores, muitas horas perdidas, e um investimento de uma solução que pode nem ficar tão eficiente assim. Por isso, usar uma API de uma empresa já especializada em fluxos de informação e integrar com sua plataforma, faz todo sentido – na economia e na eficiência.

Hoje, inclusive, praticamente todas as empresas que estão dentro do digital possuem algum tipo de integração. Entre os grandes players e redes sociais como Google, Facebook e Instagram, a maioria delas disponibiliza algumas APIs para que empresas utilizem.

Como saber se é uma boa API?

Toda API tem um princípio básico: atender uma necessidade de um usuário (seja ele o cliente ou o time interno de uma empresa). Ou seja, a experiência do usuário tem que ser positiva e ser de fácil utilização. Se você implementa uma API para resolver determinado problema e ele não é solucionado ou a experiência de uso é muito ruim para funcionar, talvez não seja o caminho certo para você. Outro ponto importante são os testes frequentes e o guia de usabilidade da API. Quanto mais informações, mais fácil até a implementação e todas as conferências.

A Digivox, que já atua há 13 anos em soluções inteligentes de comunicação lançou recentemente o digivox.dev. Sua mais nova plataforma para desenvolvedores com diversas APIs de comunicação. Nela, há possibilidades de chats, vídeos, videoconferência, softphone, integração de chamadas de voz, mensagens e muito mais.

Se quiser saber mais informações, acesse digivox.dev e veja os detalhes.

Assine nosso blog!

*Campos de preenchimento obrigatório

A verificação falhou, tente novamente.