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TARIF

Conheça algumas características:

  • Interface 100% web
  • Gestão centralizada da tarifação das centrais telefônicas
  • Tarifação de qualquer tipo de chamada, incluindo chamadas entre ramais
  • Consulta centralizada de todos os bilhetes
  • Agendamento de coletas de bilhetes e envio de relatórios por e-mail
  • Coletas de bilhetes através de conexão com banco de dados, arquivos CSV, HTTP, FTP, SFTP, entre outras tecnologias
  • Diversos relatórios e gráficos
  • Exportação de relatórios para PDF, HTML, XLS, entre outros formatos
  • Licenciamento flexível de acordo com as necessidades de cada empresa
  • Plano de tarifação totalmente flexível
  • Cadastro de tipos de chamada flexível, possibilitando tarifar qualquer tipo de chamada
  • Identificação da localidade de destino da ligação para tarifação conforme região DDD e de degrau conurbado para telefonia fixa (D1, D2, D3, D4)
  • Identificação da localidade de destino da ligação para tarifação conforme área de prestação de serviço do SMP para telefonia celular (VC1, VC2, VC3)
  • Possui integração com Base de Dados Nacional de Referência (BDR), com informações de portabilidade das prestadoras do Serviço de Telecomunicações Fixo Comutado(STFC) e do Serviço Móvel Pessoal (SMP), mantido pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) que é a Entidade Administradora da Portabilidade Numérica*
  • Possui cadastro atualizado das tarifas homologadas pela ANATEL
  • Identificação da cidade e estado do número para geração de relatórios
  • Possui sistema interno de backup e restore
  • Integração com LDAP para autenticação de usuários
  • Relatórios gerenciais de conta telefônica por senha de usuários

* Este é um serviço cobrado separadamente. Consulte os pacotes do EASY WAY.

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Software para gestão e controle de gastos de telefonia da Empresa. Compatível com as soluções da Plataforma EASY e UNITY da Digivox e diversas outras centrais do mercado, o sistema gera relatórios e gráficos que proporcionam facilidade e agilidade na gestão dos gastos de telefonia.

Características

  • Gerenciamento e configuração centralizado através de interface WEB em Português do Brasil;
  • Possui dashboard com gráficos em tempo real para acompanhamento das estatísticas geradas (valor total gasto, valor por tronco, quantidade de chamadas por operadora, por tipo de chamada, entre outros gráficos);
  • Coleta e tarifação imediata de bilhetes de maneira centralizada
  • As coletas podem ser feitas utilizando FTP, SFTP, HTTP, TFTP, SMB, ODBC/JDBC ou através de portas serial com o uso de software coletador do TARIF;
  • As coletas pode ser realziadas através de agendamento ou em tempo real;
  • Possui API para integração com outros módulos e com sistemas de terceiro;
  • Sistema modular, permitindo integração com outros módulos;
  • Possui integração com alguns PABX que permitem o envio de comandos para realização de algumas operações como troca de categoria de ramal, bloqueio de ramal, entre outras;
  • Permite a importação de bases de bilhetes de outros sistemas para armazenamento de histórico em novas implantações, garantindo o perfeito funcionamento com bases legadas;
  • Permite a criação de campos personalizados para garantir interoperabilidade com outros formatos de bilhetes ou para aumentar as informações utilizadas pelos usuários;
  • Sistema compatível com os sistemas operacionais Linux (32 ou 64bits) e Windows Server (32 ou 64bits);
  • Solução permite o funcionamento em ambientes de virtualização;
  • Armazenamento centralizado de todos os bilhetes em base de dados relacional, compatível com os bancos de dados PostgreSQL, MySQL ou SQL Server;
  • Coleta e tarifação imediata de bilhetes de maneira centralizada;
  • O período de armazenamento dos bilhetes dependerá apenas do dimensionamento correto do servidor de banco de dados, garantindo manter o histórico de bilhetes e relatórios por um prazo indeterminado;
  • Tarifação dos servidores gerenciados pela Plataforma EASY, UNITY ou qualquer servidor, Central telefônica, PABX, Gateway ou equipamento que gere bilhetes, já existente na rede;
  • Os servidores (central telefônica, PABX, etc) são cadastrados e gerenciados pelos administradores do sistema de acordo com o perfil do usuário;
  • Possui compatibilidade com coletores e buffers de coleta de bilhetes;
  • Possibilita a parametrização do formato do bilhete para manter a compatibilidade com qualquer plataforma de PABX, gateway ou equipamento que gere bilhetes;
  • Possui integração com o sistema de atualização de tarifas da Digivox, permitindo a atualização das tarifas telefônicas das operadoras, localidades, prefixos e novos planos homologados pela ANATEL;
  • Permite o cadastro e gerenciamento dos planos básicos da ANATEL;
  • As configurações de modulação horária podem ser configuradas de acordo com as regras da ANATEL;
  • Sistema possui total compatibilidade com todas as regras de tarifação definidos pela ANATEL, assim como permite ser parametrizado para tarifar de acordo com as regras contratuais das operadores de telecomunicações;
  • O cálculo do valor das chamadas utiliza as regras de arredondamento e/ou truncamento definidas nas regulamentações da ANATEL;
  • Permite a integração do sistema de tarifação com a base de Portabilidade mantida pela ABR Telecom, que possui todos os números portados das operadoras de telefonia do Brasil (depende de licença adicional);
  • Permite o cadastro e gerenciamento das operadoras de acordo com os códigos CSP utilizados;
  • Permite armazenar um número ilimitado de bilhetes no core da solução dependendo do dimensionamento do sistema;
  • Permite coletar um número ilimitado de bilhetes diários dependendo apenas do correto dimensionamento do sistema;
  • Senhas individuais por usuarios, permitindo que os usuarios tenham acesso aos seus dados particulares de ligações, incluindo geração de relatórios e ateste de contas. O acesso pode ser limitado/configurado através de perfil personalizado;
  • Todas as senhas são armazenadas de forma criptografada com hash de 256 bits;
  • Possui suporte a cadastrar, atualizar ou excluir usuários através da importação de arquivos em formatos configuráveis. Este recuros permite que sistemas de terceiro gerem arquivos dentro de um diretório da plataforma usando FTP ou SFTP e o TARIF fará o processamento desses arquivos para atualizar a base de usuarios;
  • Possui suporte a importar dados de arquivos CSV através de layouts personalizados para povoar a base de cadastros do sistema (usuários, centros de custo, setores, entre outros cadastros);
  • Todas as ações executadas pelos usuarios, os arquivos e informações processadas são salvas na base de auditoria para consulta posterior, permitindo identificar quais configurações foram alteradas e por quais usuários;
  • A base de auditoria possui a data/hora da ação, ação realizada, valor anterior, novo valor;
  • A base de auditoria salva todas as tentativas de login bem sucedidas ou não;
  • Controle de gastos prépago e póspago;
  • Controle de consumo em Reais ou em Minutos;
  • Cadeado eletrônico baseado na senha do usuário;
  • Suporta agendamentos para: Coleta de bilhetes, tarifação, geração de relatórios, envio de e-mails, envio de alertas sobre falhas. Esses agendamentos podem ser configurados para serem executados de forma periódica de forma automática;
  • Permite a retarifação de bilhetes já coletados;
  • A retarifação pode ser executada imediatamente ou agendada para um horário específico;
  • A retarifação pode ser executada usando diversos filtros presentes no sistema (intervalo de data, tipo de ligações, sentido das ligações, duração, valor, origem, destino, etc);
  • Possibilita definição do layout dos bilhetes CDR para importação, informando a sequência do campos contidos no CDR;
  • Possui controle interno para evitar a importação de bilhetes duplicados e possui sistema para envio de alertas em caso de falhas na importação;
  • Perfis de consumo para definir tipo de chamadas e valor máximo de consumo;
  • Perfis de acesso ao sistema: Os perfis podem ser totalmente personalizados, podendo ser criado perfis com acesso a áreas específicas do sistema;
  • Permite a personalização de mensagens de alerta, textos utilizados no sistema, menus e títulos;
  • Gerenciamento de crédito extras com data de validade para usuários prépago;
  • Gerenciamento centralizado de rotas;
  • Tarifação das das chamadas baseada na senha do usuario e/ou no ramal utilizado. Essa função possibilita a tarifação de chamadas tanto pela senha de discagem do usuario, como pelo ramal utilizado para realziar a chamada;
  • Integração com Active Directory e compatível com o protocolo LDAP;
  • Cadastro de centro de custos para agrupamento de ramais/usuários;
  • Gerenciamento de um número ilimitado de ramais (analógicos, DDR, IP, etc);
  • Gerenciamento de um número ilimitado de troncos. Os troncos são identificados através de patterns (padrões) podendo utilizar qualquer tipo de caracter para identificação;
  • Permite informar a forma de tarifação de cada tronco. O usuário informa o tempo mínimo de tarifação, a periodicidade das tarifas, o tempo de tarifação mínima e outros parâmetros;
  • Possui a função de re-tarifação automática e imediata;
  • Permite o cadastro de TieLines, permitindo criar critérios especiais de tarifação para esses tipos de chamadas;
  • Criação e gerenciamento de planos de tarifação que são usados para tarifar os troncos e para criar comparativos de tarifação utilizando mais de um plano para gerar a mesma conta, gerando simulações de contas baseadas nos planos criados;
  • Permite definir formas especiais de tarifação para diversos tipos de chamadas utilizando expressão regular para identificar os números;
  • Possui suporte a diferenciação de tarifas por operadora do número de destino, possibilitando calcular valores baseados em operadora de origem x operadora de destino;
  • Sistema identifica e classifica os tipos de ligação utilizando expressão regular;
  • Gerenciamento de cadastro de tarifas com suporte a horários, dias da semana e degrau conurbado para telefonia fixa (D1, D2, D3, D4), telefonia móvel (VC1, VC2, VC3), LDI, 0300, local;
  • Gerenciamento das regras de tarifação, inclusive com validação de taxas e fator de reajuste das tarifas;
  • Permite o reajuste automático das tarifas usadas nos planos de tarifação, baseado na vingência dos contratos. O valor usado para calcular a conta é o do contrato vingente na data da chamada;
  • Os valores das tarifas podem ser modificados a qualquer momento;
  • Gerenciamento de cadastro de prefixos de telefones fixos, SME, SMP, LDI;
  • Possui gerenciamento de grupos de países;
  • São aceitas tarifas com 5 casas decimais, ou mais, de acordo com a configuração adotada;
  • Gerenciamento dos valores de compra e de venda das tarifas (adicionar uma sobretaxa nas tarifas), permitindo que sejam gerados relatórios baseados nos valores das tarifas cobrada pela operadora e relatórios baseados nos valores das tarifas de venda para os usuários;
  • Identificação de chamadas a cobrar para fins de tarifação;
  • Possui suporte a tarifação de chamadas de entrada e saída de números 0800;
  • Gerenciamento de feriados e tarifas diferenciadas para esses dias;
  • Possui gerenciamento de regiões de outorga;
  • Permite a configuração do formato de moeda e também da quantidade de casas decimais que devem ser utilizadas;
  • Possui suporte ao cadastro de outras despesas de telefonia não relacionadas às ligações. O rateio dessas despesas pode ser realizado através de parâmetros configuráveis no sistema (quantidade de usuários por setor/centro de custos, percentual de gasto das ligações, quantidade de ligações realizadas por setor/centro de custos, entre outros parâmetros);
  • Possui integração com base de portabilidade numérica fornecida pela ABR Telecom. A base de portabilidade pode ser instalada internamente ao sistema e atualizada com frequência ou realizar a consulta em tempo real;
  • Relatórios de custos das ligações por usuário, por centro de custo, por tipo de ligação, por PABX;
  • Permite a associação de um usuario a um ou mais senhas e/ou a um ou mais ramais;
  • Permite desabilitar os bilhetes das ligações internas entre ramais;
  • Permite aos usuários informar números particulares e de trabalho através de ateste de conta, gerando conta telefônica com separação desses números;
  • Possui agenda interna para associar telefones a nomes de pessoas ou empresas;
  • Agendamento de relatórios e envio por email automaticamente através do protocolo SMTP;
  • Permite o agendamento de tarefas como por exemplo: backup, limpeza do banco de dados (remoção de ligações), exportação dos dados em vários formatos, entre outras;
  • Os agendamentos poderão ser de periodicidades programáveis;
  • Os agendamentos de relatórios permite definir o período de totalização;
  • Possui interface para consulta do CDR importado;
  • Possui controle de gastos por usuários e/ou setores. O sistema de controle de gastos permite a programação de envio de alertas quando o usuário/sector estiver com gastos que sejam iguais às regras definidas no sistema. As regras definidas podem levar em consideração o percentual de consumo em cima de uma meta (dentro ou fora da meta);
  • Possui suporte a alertas baseados em tendência de consumo (para usuários ou grupos);
  • Possibilita o envio de alerta de para ramais e troncos inativos;
  • Possui recurso para o ateste de contas por parte dos usuários. O sistema envia mensalmente a conta telefônica do ramal do usuário por e-mail, e o usuário precisa atestar todas as ligações realizadas, informando quais as ligações são números particulares. As informações são salvas automaticamente no banco de dados e usadas para as contas dos próximos meses, ou seja, números marcados como particular aparecerão automáticamente nas próximas contas;
  • Possui recurso para gerenciamento do limite de gastos/cotas de uso;
  • Os limites de cotas são definidos por ramal e/ou por usuário de maneira personalizada;
  • Permite exportação de bilhetes e outras informações do sistema através de drivers ODBC, JDBC, FTP, SMB, SFTP, TFTP, porta serial, Webservice, socket, entre outras, para arquivos CSV e outros formatos;
  • Os arquivos exportados são salvos em diretórios parametrizados dentro do sistema, de acordo com as necessidades do usuário;
  • Permitir a parametrização dos diretórios onde os arquivos exportados ou importados serão armazenados, sejam esses diretórios temporários ou não;
  • O sistema possui diversos relatórios pré-configurados com diversos filtros e possui flexibilidade para a criação de relatórios de acordo com as especificações definidas pelos clientes, além de possuir ferramenta para criação de novos relatórios.

Relatórios

Os relatórios são todos gerados a partir da interface Web, todos em Português do Brasil e podem ser exportados para HTML, PDF, Word, CSV, Excel, XML e TXT ou impressos diretamente em uma impressora (na rede ou conectada diretamente no PC).

O layout de relatórios pode ser personalizado diretamente no sistema, podendo alterar o cabeçalho e o rodapé. Permite utilizar imagem específica como logotipo e permite a personalização dos textos a serem usados, tornando possível a personalização do layout para as necesidades do usuario. As alterações são aplicadas para todos os relatórios e documentos gerados pelo sistema.

Os relatórios são gerados por período informado pelos usuários e possuem vários filtros que podem ser aplicados: por servidor, por usuário, por centro de custos, por ramal, por destino, por DDD, entre outros. Todos os relatórios gerados possuem gráficos adaptados de acordo com cada informação a ser exibida nos relatórios.

O sistema possui total flexibilidade para gerar relatórios de acordo com as necessidades dos usuários, permitindo a customização de campos para geração de relatórios e gráficos. O sistema possui diversos relatórios pré-definidos que podem ser utilizados pelos usuários logo após a instalação do sistema, permitindo analisar os custos e as informações dos dados coletados e gerados, facilitando e otimizando a gestão das telecomunicações.

O sistema permite geração de relatórios por: servidor (central telefônica, PABX), usuário, setor, centro de custo, ramais, grupo de ramais, faixa de ramais, tronco, tipo de chamada (fixo local, fixo DDD, celular local, etc), rota, operadora, prefixo, número de destino (completo, inicia com, termina com, contém), número de origem (completo, inicia com, termina com, contém), data e hora, sentido da ligação (ramal ramal, entrada, saída, atendida, não atendida, transferida, número particular, conferência, entre outros status), valor, duração, entre vários outros filtros disponíveis dentro da plataforma. Alguns campos de filtos como por exemplo duração e valor permitem utilizar igual, maior que, menor que e intervalo de valores para geração dos relatórios. Os filtros podem ser usados individualmente ou com uma combinação deles.

Os filtros podem ser usados individualmente ou com uma combinação deles. O sistema de relatórios permite a criação de cadastro prévio de agrupamento de filtros, agilizando o processo de geração de relatórios e de consulta de bilhetes na base do sistema;

Listamos abaixo alguns dos relatórios disponíveis, dentre vários outros que o sistema possui:

  • Conta telefônica consolidada;
  • Conta telefônica consolidada por servidor (central telefônica, PABX);
  • Conta telefônica consolidada por usuário e/ou ramal;
  • Conta telefônica consolidada por servidor (central telefônica, PABX);
  • Conta telefônica consolidada por centro de custo;
  • Conta telefônica detalhada por usuário;
  • Relatório de ramais (ativos e inativos)
  • Conta telefônica detalhada por servidor (central telefônica, PABX);
  • Conta telefônica detalhada por centro de custo, setor, grupos de usuários;
  • Conta telefônica de chamadas a cobrar;
  • Conta telefônica de serviço de 0800 receptivo (tarifação reversa);
  • Relatório com listagem de dados do sistema (ramais, centros de custo, unidade organizacional, usuários, entre outros);
  • Relatório de troncos (ativos e inativos)
  • Relatórios comparativos e evolução de gastos entre centros de custos por período informado, agrupando por tipo de chamada, setores e grupos de ramais;
  • Relatórios de tráfego das centrais por dia/hora a quantidade de ligações, tempo falado e custo;
  • Relatório de perfil de tráfego;
  • Relatório de perfil de uso, detalhando os quantitativos de minutos e valor gasto por tipo de chamada;
  • Relatório de custos/volume de chamadas agrupados por dia, semana, mês e ano;
  • Relatório de horário de maior movimento (HMM) por tronco e por central;
  • Relatório de quantidade de chamadas por tipo, sentido, por período;
  • Relatório comparativo de custo e duração de chamadas diário, semanal, mensal e anual por centro de custos, setor ou grupo de ramais;
  • Entre diversos outros relatórios.