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EASY MONIT

Conheça algumas características:

  • Sistema de monitoramento em tempo real
  • Suporte a alertas por e-mail
  • Visualização em tempo real da ocupação dos troncos em cada PABX
  • Facilita a identificação de problemas e possibilita ações próativas
  • Possui suporte a SNMP, possibilitando o monitoramento dos servidores da Plataforma EASY e de outros equipamentos
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O EASY MONIT é uma interface de monitoramento dos servidores e módulos da solução de telefonia da Digivox ou de qualquer outro equipamento compatível com SNMP.

A solução é certificado para funcionar com os seguintes equipamentos e fabricantes:

  • Appliances da Digivox;
  • Gateways Audiocodes Mediant 800, 1000 e 3000;
  • Gateways Khomp;
  • Equipamentos que possuam suporte a SNMP.

A ferramenta exibe o status em tempo real de todos os servidores e serviços da solução
através de uma interface WEB desenvolvida.

É possível monitorar servidores de:

  • PABX e Gateways: Monitora CPU, Memória, HD, quantidade de chamadas ativas,
  • Status das portas E1 e serviços essenciais do sistema;
  • Banco de Dados: Monitora CPU, Memória, HD, quantidade de conexões ativas por IP e serviços essenciais do sistema;
  • FAX: Monitora CPU, Memória, HD, quantidade de canais de fax ativos, Status das portas de fax e serviços essenciais do sistema;

Características

  • Módulo MONIT para monitoramento dos recursos dos servidores e módulos da Plataforma EASY, de equipamentos certificados para o funcionamento e demais equipamentos compatíveis com SNMP.
  • Interface WEB acessível a partir de qualquer browser;
  • Possui a capacidade de monitoramento do desempenho de toda a solução através de interface gráfica, permitindo o gerenciamento de falhas em qualquer dos componentes da plataforma;
  • O sistema de monitoramento permite o gerenciamento, monitoramento, configuração, monutenção, etc, de todos os componente da solução (Servidores, gateways, aparelhos IP, placas, etc);
  • Todos os gráficos e informações de monitoramento podem ser impressos em relatórios gerenciais;
  • Todos os relatórios de gerenciamento podem ser impressos diretamente em impressoras de rede IP;
  • Permite a criação de quantidade ilimitada de perfis personalizáveis para acesso ao monitoramento;
  • Possui log interno de auditoria com todas as alterações feitas por todos os usuários para consulta posterior;
  • A quantidade de acesso simultâneos depende apenas do correto dimensionamento da solução, permitindo até 1.000 acessos simultâneos;
  • Monitoramento de placas, portas de ramais e de troncos, quando é utilizado placas nos servidores;
  • Monitoramento de ramais analógicos e troncos em gateways que possuem suporte a SNMP;
  • Monitoramento de qualidade das chamadas utilizando estatísticas geradas através de RTCP;
  • Monitoramento em tempo real da solução de gravação;
  • Monitoramento em tempo real da solução de callcenter;
  • Monitoramento em tempo real da solução de URA;
  • Monitoramento em tempo real de qualquer módulo da Plataforma EASY, exibindo dados estatísticos disponibilizado por cada módulo;
  •  Monitoramento da coleta dos bilhetes de tarifação;
  • Monitoramento do sincronismo das bases de dados;
  • Monitoramento dos componentes da solução (CPU, memória, HD, alimentação, indisponibilidade, armazenamento, troncos, ligações telefônicas etc), exibindo informações estatísticas de forma gráfica;
  • Relatório de inventário de recursos disponíveis nos diversos componentes da solução (licenças, módulos, slots, etc);
  • Monitoramento do DAC com gráficos em tempo real;
  • Quantidade total de chamadas, entrantes e saintes do DAC através de relatórios ou em tempo real;
  • Monitoramento do correio de voz;
  • Permite o monitoramento dos tempos de resposta de toda a solução;
  • Chamadas atendidas, perdidas, tempo total e tempo médio de atendimento das chamadas;
  • Horário de maior movimento de chamadas;
  • Controle de admissão de chamadas;
  • Monitoramento de codecs e compressão de voz;
  • Monitoramento de criptografia das chamadas;
  • Monitoramento do QOS, Jitter, delay, perda de pacotes, informações sobre consumo de banda (tráfego VOIP), incluindo largura mínima para acompanhamento da qualidade das chamadas, disponibilidade e vazão das chamadas;
  • Rotinas automáticas para detecção de erros;
  • Monitoramento e relatórios de utilização dos troncos;
  •  É possível monitorar servidores de:
    •  PABX e Gateways: Monitora CPU, Memória, HD, quantidade de chamadas ativas, chamadas de entrada e saída, compressão de voz, codecs utilizados, criptografia das chamadas, Status das portas E1, utilização de canais SIP, alarmes de comunicação qualidade de serviço, erros de hardware, erros de ambiente e serviços essenciais do sistema, entre outras estatísticas;
    •  Banco de Dados: Monitora CPU, Memória, HD, quantidade de conexões ativas por IP e serviços essenciais do sistema, entre outras estatísticas;
    •  FAX: Monitora CPU, Memória, HD, quantidade de canais de fax ativos, Status das portas de fax e serviços essenciais do sistema, entre outras estatísticas;
  •  Recursos de notificação automática para fins de monitoração, quando qualquer objeto que compõe a solução entrar ou sair do estado normal de funcionamento, considerando a indisponibilidade e desempenho, enviando as informações através de comunicação via TCP/IP com mensagem de layout parametrizável;
  •  Possui recursos que permitem visualizar dados sobre o consumo de recursos tecnológicos da solução, oferecendo meio próprio de coleta e armazenamento dos dados por qualquer período. Possibilita a exportação desses dados armazenados para os formatos tradicionais de intercâmbio de arquivos entre aplicações, tais como CSV e XML;
  •  Possui sistema interno para coleta a retenção de logs compatível com o syslog e com todos os equipamentos compatíveis com o EASY MONIT;
  • O EASY MONIT salva em sua base de dados local as informações sobre os dados estatísticos de monitoramento e informações sobre os alertas. Os alertas podem ser divididos em níveis de severidade e possuem a informação sobre a data/hora que o evento aconteceu, o equipamento que ocorreu o evento e uma descrição sobre o evento;
  • Todos os alertas gerados possuem um campo para que o usuário reconheça o alerta e adicione comentários associados ao alerta;
  • Possui suporte a execução de scripts associados aos alertas para tentar re-estabelecer os serviços automaticamente;
  • Possui base de dados interna para armazenamento de todos os dados históricos do monitoramento, alarmes, estatísticas e interações, sendo possível armazenar por um período indeterminado, dependendo apenas do dimensionamento da capacidade de armazenamento do servidor;
  • Permite a criação de relatórios customizados utilizando dados armazenados na base de dados e informações em tempo real. O sistema disponibiliza uma interface amigável para a construção dos relatórios;
  •  O sistema de logs do EASY MONIT permite realizar tratamentos durante coleta para ocutar valores de variáveis específicas e permite o armazenamento por período indeterminado, dependendo do dimensionamento realizado;
  •  Possui histórico de todos os eventos ocorridos no ambiente com banco de dados para armazenar o histórico por período indeterminado, dependendo apenas do dimensionamento do servidor;
  •  Diversos filtros para consulta de histórico e relatórios (Global de todos os sites, por site, por agrupamento de entroncamentos E1, por agrupamento de canais SIP, porentroncamento E1, por origem (ANI), por destino (DNIS));
  •  Possui alarmes para monitoramento de rede, qualidade de serviço, erros de hardware e problemas no ambiente (energia, temperatura, etc);
  •  Suporte a SNMPv2c e SNMPv3, incluindo a geração de traps com suporte a MIB II, conforme RFC 1213;
  • O EASY MONIT oferece documentação completa com a descrição de todas as MIBs implementadas nos equipamentos da plataforma;
  • O EASY MONIT disponibiliza uma coleção completa de MIB SNMP para o monitoramento remoto através de SNMP v1, v2c e v3. As MIBs disponíveis oferecem diversos dados de performance do sistema com CPU, memória, HD, utilização de placas de rede, quantidade de chamadas ativas, quantidade de SIPs autenticados, status dos E1s, status dos entroncamentos SIP, informações estatísticas geradas através de RTCP (jitter, delay, perda de pacotes, largura de banda), entre outras informações;
  • Possui suporte a traps SNMP para o envio de alertas para plataformas de monitoramento SNMP.