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easy audit

EASY AUDIT/TARIF

Conheça algumas características:

  • Tarifação e bilhetagem
  • Gestão dos gastos de telefonia
  • Controle de chamadas em tempo real através de senha
  • Gestão de planos pré e pós pago de ligações em reais ou em minutos
  • Relatório de conta telefônica
  • Relatórios por setor, centro de custo, tronco, PABX, entre outros filtros disponíveis
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O EASY AUDIT é a base do sistema de tarifação da Digivox, o TARIF, e foi incorporado à Plataforma EASY para realizar a bilhetagem e tarifação de todas as chamadas dos servidores gerenciados pelo EASY ou de servidores conectados na rede.

O módulo pode extrair os dados de servidores remotamente através de vários protocolos de comunicação, dentre eles o FTP, HTTP, SFTP, TFTP, entre outros. A extração dos dados pode ser feita também diretamente de um banco de dados PostgreSQL ou MySQL.

O gerenciamento do sistema de tarifação é feito de forma centralizada e os usuários realizam as chamadas utilizando sua senha individual. Todos os dados de tarifação são armazenadas em um servidor de banco de dados PostgreSQL instalado junto com a solução.

O sistema gera uma senha individual de 6 a 8 dígitos (configurável) e envia por e-mail para cada usuário cadastrado. Cada usuário é associado a um perfil de consumo que determina o tipo de cobrança (pré-pago ou pós-pago), como são calculados os gastos (em reais ou em minutos) e o valor que o usuário possui para cada tipo de chamada (Local, DDD, Celular, etc).

O usuário pode realizar ligações a partir de qualquer telefone IP da rede utilizando a sua senha pessoal. A nível de permissão para discagem será transportado para o ramal que o usuário digitar a senha, independente da permissão nativa do ramal e o bilhete será gerado contendo a informação do terminal de onde a ligação foi realizada..

Características

  •  Gerenciamento e configuração através de interface WEB em Português do Brasil;
  •  Coleta e tarifação imediata de bilhetes de maneira centralizada;
  •  As coletas podem ser feitas utilizando FTP, SFTP, HTTP, TFTP, SMB, ODBC/JDBC ou através de portas serial com o uso de software coletador do TARIF;
  •  Sistema compatível com os sistemas operacionais Linux e Windows Server;
  •  Sistema compatível com os bancos de dados PostgreSQL, MySQL ou SQL Server;
  •  O período de armazenamento dos bilhetes dependerá apenas do dimensionamento correto do servidor de banco de dados, garantindo manter o histórico de bilhetes e relatórios por um prazo indeterminado;
  •  Tarifação dos servidores gerenciados pela Plataforma EASY ou qualquer servidor, PABX, Gateway ou equipamento que gere bilhetes, já existente na rede que possua bilhetes compatíveis com a plataforma;
  •  Possui integração com o sistema de atualização de tarifas da Digivox, permitindo a atualização das tarifas telefônicas das operadoras, localidades, prefixos e novos planos homologados pela ANATEL;
  • Permite a integração do sistema de tarifação com a base de Portabilidade mantida pela ABR Telecom, que possui todos os números portados das operadoras de telefonia do Brasil (depende de licença adicional);
  •  Senhas individuais por usuários, permitindo que os usuarios tenham acesso aos seus dados particulares de ligações, incluindo geração de relatórios e ateste de contas. O acesso pode ser limitado/configurado através de perfil personalizado;
  • Possui suporte a cadastrar, atualizar ou excluir usuários através da importação de arquivos em formatos configuráveis. Este recuros permite que sistemas de terceiro gerem arquivos dentro de um diretório da plataforma usando FTP ou SFTP e o AUDIT fará o processamento desses arquivos para atualizar a base de usuarios;
  • Todos os arquivos e informações processadas são salvas na base de auditoria para consulta posterior;
  •  Controle de gastos prépago e póspago;
  •  Controle de consumo em Reais ou em Minutos;
  •  Cadeado eletrônico baseado na senha do usuário;
  •  Suporta agendamentos para: Coleta de bilhetes, tarifação, geração de relatórios, envio de emails, envio de alertas sobre falhas;
  •  Possibilita definição do layout dos bilhetes CDR para importação, informando a sequência do campos contidos no CDR;
  •  Possui controle interno para evitar a importação de bilhetes duplicados e possui sistema para envio de alertas em caso de falhas na importação;
  •  Perfis de consumo para definir tipo de chamadas e valor máximo de consumo;
  •  Perfis de acesso ao sistema: Os perfis podem ser totalmente personalizados, podendo ser criado perfis com acesso a áreas específicas do sistema;
  •  Gerenciamento de crédito extras com data de validade para usuários prépago;
  •  Gerenciamento centralizado de rotas;
  •  Gerenciamento de usuários com senha individual de acesso;
  •  Integração com Active Directory (incluindo suporte a SSO – Single sign-on) e compatível com o protocolo LDAP;
  •  Cadastro de centro de custos para agrupamento de ramais/usuários;
  •  Gerenciamento de um número ilimitado de ramais;
  •  Gerenciamento de um número ilimitado de troncos. Os troncos são identificados através de patterns (padrões) podendo utilizar qualquer tipo de caracter para identificação;
  •  Permite informar a forma de tarifação de cada tronco. O usuário informa o tempo mínimo de tarifação, a periodicidade das tarifas e o tempo de tarifação mínima;
  •  Possui a função de re-tarifação automática e imediata;
  •  Permite o cadastro de TieLines, premitindo criar critérios especiais de tarifação para esses tipos de chamadas;
  •  Permite definir formas especiais de tarifação para diversos tipos de chamadas utilizando expressão regular para identificar os números;
  •  Gerenciamento de cadastro de tarifas totalmente flexível com suporte a horários, dias da semana e degrau conurbado para telefonia fixo (D1, D2, D3, D4) e telefonia móvel (VC1, VC2, VC3);
  •  Identificação de chamadas a cobrar para fins de tarifação;
  •  Gerenciamento de feriados e tarifas diferenciadas para esses dias;
  • Possui suporte ao cadastro de outras despesas de telefonia não relacionadas às ligações. O rateio dessas despesas pode ser realizado através de parâmetros configuráveis no sistema (quantidade de usuários por setor/centro de custos, percentual de gasto das ligações, quantidade de ligações realizadas por setor/centro de custos, entre outros parâmetros);
  •  Possui integração com base de portabilidade numérica fornecida pela ABR Telecom. A base de portabilidade pode ser instalada internamente ao sistema e atualizada com frequência ou realizar a consulta em tempo real;
  • Rotas de menor custo baseado em horário e dia da semana;
  •  Permite a utilização de mais de uma rota para o mesmo destino utilizando prioridade. Caso uma rota esteja indisponível, o sistema automaticamente utiliza a próxima rota;
  • ACL (access list) para controle de permissão de acesso às rotas por PABX remotos;
  •  Relatórios de custos das ligações por usuário, por centro de custo, por tipo de ligação, por PABX;
  • Permite a associação de um usuário a um ou mais senhas e/ou a um ou mais ramais;
  •  Permite desabilitar os bilhetes das ligações internas entre ramais;
  •  Permite aos usuários informar números particulares e de trabalho, através de ateste de conta, gerando conta telefônica com separação desses números;
  •  Possui agenda interna para associar telefones a nomes de pessoas ou empresas;
  •  Agendamento de relatórios e envio por email automaticamente através do protocolo SMTP;
  •  Permite o agendamento de backup, limpeza do banco de dados (remoção de ligações) e exportação dos dados em vários formatos;
  •  Os agendamentos poderão ser de periodicidades programáveis;
  •  Possui interface para consulta do CDR importado;
  •  Possui controle de gastos por usuários e/ou setores. O sistema de controle de gastos permite a programação de envio de alertas quando o usuário/sector estiver com gastos que sejam iguais às regras definidas no sistema. As regras definidas podem levar em consideração o percentual de consumo em cima de uma meta (dentro ou fora da meta); – Possui suporte a alertas baseados em tendência de consumo (para usuários ou grupos);
  •  Possui recurso para o ateste de contas por parte dos usuários. O sistema envia mensalmente a conta telefônica do ramal do usuário por email, e o usuário precisa atestar todas as ligações realizadas, informando quais as ligações são números particulares;
  •  Permite exportação de bilhetes através de drivers ODBC, JDBC, FTP, SMB, SFTP, TFTP, porta serial, Webservice, socket, entre outras;
  •  O sistema possui diversos relatórios préconfigurados com diversos filtros e possui flexibilidade para a criação de relatórios de acordo com as especificações definidas pelos clientes, além de possuir ferramenta para criação de novos relatórios.

Relatórios

Os relatórios gerados pelo sistema são todos em Português do Brasil e podem ser exportados para HTML, PDF, Word, CSV, Excel, XML e TXT ou impressos diretamente em uma impressora na rede.

O layout de relatórios pode ser personalizado, podendo alterar o cabeçalho e o rodapé, para utilizar uma imagem específica como logotipo.

Os relatórios são gerados por período informado pelos usuários e possuem vários filtros que podem ser aplicados: por servidor, por usuário, por centro de custos, por ramal, por destino, por DDD, entre outros. Todos os relatórios gerados possuem gráficos adaptados de acordo com cada informação a ser exibida nos relatórios.

O sistema possui total flexibilidade para gerar relatórios de acordo com as necessidades dos usuários e atualmente possui os relatórios abaixo:

  •  Conta telefônica consolidada;
  •  Conta telefônica consolidada por servidor;
  •  Conta telefônica consolidada por usuário/ramal;
  •  Conta telefônica consolidada por servidor;
  •  Conta telefônica consolidada por centro de custo, setor, grupos de usuários;
  •  Conta telefônica detalhada por usuário;
  •  Conta telefônica detalhada por servidor;
  •  Conta telefônica detalhada por centro de custo, setor, grupos de usuários;
  •  Relatórios comparativos e evolução de gastos entre centros de custos por período informado, agrupando por tipo de chamada, setores e grupos de ramais;
  •  Relatórios de tráfego das centrais por dia/hora a quantidade de ligações, tempo falado e custo;
  •  Relatório de tráfego por rota, por tronco;
  •  Relatório de custos/volume de chamadas agrupados por dia, semana, mês e ano;
  •  Relatório de horário de maior movimento (HMM) por tronco e por central;
  •  Relatório comparativo de custo e duração de chamadas diário, semanal, mensal e anual por centro de custos, setor ou grupo de ramais.